segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

André Di Mauro é um ator brasileiro. Atualmente André Di Mauro está no ar interpretando o personagem "Carlos" na novela Vidas em Jogo de Cristianne Fr


André Di Mauro é um ator brasileiro. Atualmente André Di Mauro está no ar interpretando o personagem "Carlos" na novela Vidas em Jogo de Cristianne Fridman que vai ao ar de segunda a sexta as 22:15h na Rede Record.[1]. André Di Mauro é conhecido por interpretar papeis marcantes como "Lipe" da novela Chamas da Vida de Cristiane Fridman (Rede Record) que alcançou altos índices de audiência e exito com a critica especializada.[2][3] Em 2010 André Di Mauro participou da primeira minisserie da Rede Record: A História de Ester (2010) onde interpretou "Hegai". No cinema participou do premiado Tropa de Elite no papel de "Rodrigues" e seu último trabalho foi no longa-metragem "A Casa Elétrica" de Gustavo Fogaça com estreia prevista para 2012.

André Di Mauro é sobrinho-neto do cineasta Humberto Mauro, pioneiro do cinema no Brasil, e autor do livro Humberto Mauro - o pai do cinema brasileiro. E é também irmão da atriz Cláudia Mauro.

Índice [esconder]
1 Carreira
2 Trabalhos como ator
2.1 Na televisão
2.2 No cinema
2.3 No teatro
3 Ligações externas


Carreira
André Di Mauro vem fazendo muito sucesso como ator tanto no cinema como na televisão e no teatro. Na televisão destacou-se recentemente no papel do vilão Lipe da novela Chamas da Vida de Cristianne Fridman (Rede Record) conquistando a crítica especializada e o público. No cinema depois do mega-suceso no filme Tropa de Elite(Elit Squad) onde interpretou "Rodrigues" (¨* o administrador da ONG no Morro dos Prazeres que é queimado vivo dentro dos pneus em uma das cenas mais chocantes do filme) André não parou fez "O Amolador" (curta), "Mapa Mundi" (curta) e "Entre Macacos e Anjos" - longa de Elizeu Ewald e recentemente no longa "A Casa Elétrica" de Gustavo Fogaça. Outros trabalhos de destaque: A História de Ester (2010) onde deu vida ao divertido eunuco real "Hegai", Donas de Casa Desesperadas onde interpretava o misterioso vizinho Miguel Delfino (Rede TV/Disney) e novela Bicho do Mato (Rede Record) no papel de "Pedro". Atualmente André Di Mauro esta gravando a novela Vidas em Jogo de Cristianne Fridman que vai ao ar de segunda a sexta as 22:15h na Rede Record.[4].

André Di Mauro começou cedo sua carreira, aos 15 anos fez seu primeiro trabalho na TV no seriado "Malu Mulher" da TV Globo, aos 16 anos escreveu o musical Vira-Avesso, com o qual ganhou o Prêmio Mambembe de revelação como autor e ator(1981). Trabalhou como ator em diverso espetáculos teatrais, como Sonho de uma Noite de Verão (1982), Um bonde chamado desejo (1983), Os doze trabalhos de Hércules (1985, com o Grupo Tablado), etc. Chamado a atuar na televisão, participou de 12 telenovelas, nas TVs Globo, Record, Rede TV e Manchete.

Sem nunca abandonar o teatro, escreveu e dirigiu o musical Azul (1984). No final dos anos 80, recebeu um convite para estudar no Actor`s Studio e no Lee Strasberg Institute de Nova York. Ainda nos Estados Unidos, fez curso de roteiro com Edward Albee e de análise de textos com Herbert Berghof.

Foi ator e produtor de Rocky Horror Show (1995), quando ganhou o Prêmio Sharp de Teatro para a melhor produção, o Prêmio Cultura Inglesa de Teatro e ainda o Troféu SATED (do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversão) como melhor produção musical.

Em 1998, foi assistente de direção de Paulo Cesar Saraceni no filme O Viajante e, no Rio de Janeiro, dirigiu a peça Amor de Poeta - a paixão de Castro Alves.

Ainda no Rio, foi o idealizador e diretor acadêmico do primeiro curso superior de cinema da cidade do Rio de Janeiro o Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, onde também era Diretor do Nucleo de Cinema e professor. Produtor Executivo e coordenou as produções dos curtas-metragens Você sabe quem (2000), de Maria Clara Guim, Curtíssimo (2000), de Inácio Luis, Licor de Arbusto (2001), de Rafael Prata Duarte e Antibiótico (2001), de Guti Sá Freire.

Autor do livro "Humberto Mauro, O pai do cinema brasileiro" (Ed. Idéias Ideais, 1997), um roteiro sobre a vida do cineasta Humberto Mauro, seu tio-avô.


Na televisão
Novelas
Ano Título Papel Nota
1983 Eu Prometo Beto Coadjuvante
1985 Antônio Maria Eduardo Coadjuvante
1986 Selva de Pedra Guido Coadjuvante
1987 A Rainha da Vida André Valadares Coadjuvante
1990 Rainha da Sucata Manuel Moniz de Sousa (Maneco) Participação Especial
1992 Perigosas Peruas Dentinho Participação Especial
1997 Xica da Silva Dom Duarte Coadjuvante
2005 Prova de Amor João Bonforte Participação Especial
2006 Bicho do Mato Pedro Participação Especial
2007 Donas de Casa Desesperadas Miguel Delfino Coadjuvante
2008 Chamas da Vida Felipe Rezende (Lipe) Coantagonista
2010 A História de Ester Hegai Coadjuvante
2010 Balada, Baladão Policial Teixeira Participação Especial
2011 Vidas em Jogo Carlos Nobre Batista Coprotagonista

No cinema
2010: "A Casa Elétrica".... Carlino (Dir. Gustavo Fogaça)
2009: "Entre Macacos e Anjos".... Fausto (Dir. Eliseu Ewald)
2009: "Mapa-Múndi".... Lucas (Dir. Pedro Zimmermann)
2008: O Amolador.... Papel Título (Dir. Abelardo Carvalho)
2007: Tropa de Elite.... Pedro Rodrigues (Dir. José Padilha)-(*Diversos prêmios entre eles o Urso de Ouro no Festival de cinema de Berlin.)
2005: Olho Mágico (curta-metragem)
2001: Pedro Pintor em Auto-retrato (curta-metragem)
1989: O Grande Mentecapto....Humberto Mauro(Dir. Oswaldo Caldeira)
1988: Banana Split.... Nei (Dir. Paulo Sergio de Almeida, Prod. Roberto Backer)
1987: Leila Diniz(Dir. Luis Carlos Lacerda)
1986: Rock Estrela(Dir. Lael Rodrigues)
1985: As Sete Vampiras.... (Dir. Ivan Cardoso)
1984: Os Bons Tempos Voltaram.... Almir (Dir. Ivan Cardoso)
No teatro
2004: "O Incorruptível" de Helder Costa
2003: "Personalíssima".... Galvão (de Júlio Ficher Dir.Jaqueline Lawrence, Prod. Rosamaria Murtinho)
1997/1998: "Hilda Furacão"(1997/98).... Frei Malthus (de Roberto Drumond Dir. Marcelo Andrade)
1995/1996: "Rocky Horror Show".... Brad (de Richard O'Brien Dir. Jorge Fernando) (Prêmio Sharp, Premio Cultura Inglesa e Premio SATED)
1993/1994 "Despertar da Primavera".... Mel (de F.Wedekind Adapt.: Tiago Santiago, Dir.:Rogério Fabiano)
1991: "Entre O Neon e a Lua lá de Casa" (De André Mauro Direção: Anselmo Vasconcelos)
1988: “Uma Só Andorinha Não Faz Verão“(De Giulliano Nandi Direção: Márcio Meireles Produção: Ítala Nandi)
1987: “A Bela Adormecida”.... Príncepe Felipe(Texto e Direção: Fernando Berditcheviski Produção: Mírian Rios)
1986: “Um Bonde Chamado Desejo” (De Tenesse Willians Dir. Maurice Vaneu Prod.Tereza Rachel)
1985: “Os Doze Trabalhos de Hécules - Parte 2 (De Monteiro Lobato,Direção: Carlos Wilson Produção: Tablado)
1984: “Azul” (Texto e Dir. André Di Mauro Prod. Fábio Barreto)
1983: “Os Doze Trabalhos de Hécules - Parte 1 (De Monteiro Lobato Direção: Carlos Wilson Produção: Tablado)
1982: “VAi e Vem” (De André Di Mauro,Direção: Marco Antônio Palmeira Produção: Artimanhas D'Arte)
1981: “Vira- Avesso” (De André Di Mauro, Dir. Milton Dobbin Ganhou o Prêmio INACEN (Instituto Nacional de Artes Cênicas)Troféu Mambembe - Categoria: Revelação como Ator e Autor *Prêmio Moliére de Teatro - Categoria especial
1980: "Pequeninos mas Resolvem" (De Licia Manzo, Direção e Produção do Grupo Além da Lua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário